Comissão Gestora do Açude Santo Antônio de Russas é empossada e define alocação negociada do reservatório

A Cogerh, por meio da Gerência regional das Sub-bacias Hidrográficas do Baixo e Médio Jaguaribe, realizou nesta quinta-feira (24), a reunião para posse e capacitação da Comissão Gestora do Açude Santo Antônio de Russas, na Comunidade de Pedras, no município de Russas.

A Comissão, composta por 14 integrantes dos segmentos Poder Público, Sociedade Civil e sete usuários do sistema hídrico, foi eleita durante o Seminário de Renovação da CG, realizado em 3 de agosto.

Após a posse, os novos membros receberam uma capacitação básica, com a temática “Atribuições e Funcionamento das Comissões Gestoras na Gestão de Recursos Hídricos do Ceará”, ministrada pelo Analista em gestão de recursos hídricos do núcleo de gestão da regional, Cleilson Almeida.

Alocação do reservatório

Ao final da reunião, foi realizada a alocação negociada da operação 2023.2 do açude Santo Antônio de Russas, em que o gerente regional, Hermilson Barros, apresentou os dados técnicos do reservatório, que tem volume atual de 22 milhões de m³ (87,98% de sua capacidade total).

O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica, durante a sua 34ª Reunião Extraordinária, realizada no dia 17 de agosto, definiu como parâmetro de operação a vazão mínima de 6 l/s para abastecimento humano do distrito de Bonhu e com vazão máxima a liberação de um volume de até 2 milhões de m³, para recarga de poços usados para abastecimento humano e dessedentação animal de pequenos produtores localizados ao longo do rio Palhano, no trecho entre o reservatório e a sede do município de Palhano.

Durante a reunião, vários moradores das comunidades no entorno do reservatório (Capim Grosso e Bonhu) manifestaram sua preocupação com uma possível liberação de água do reservatório, devido ao manancial ter chegado a secar nos anos 2015 e 2016.

Após votação da Comissão Gestora, foi aprovada, com sete votos, a vazão de 6 L/s para abastecimento humano. A proposta de liberação à jusante foi rejeitada, obtendo cinco votos da CG, além de duas abstenções.

Além dos membros da Comissão Gestora, do CSBH Baixo Jaguaribe e equipe técnica da Cogerh Limoeiro do Norte, participaram da reunião cerca de 75 representantes de instituições do poder público, da sociedade civil e usuários do referido sistema hídrico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *