O Estado do Ceará garantiu assento na coordenação da mesa diretora do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográficas (FNCBH), na Assembleia Geral do XXV Encontro Nacional de CBHs, nesta quinta-feira (24), em Natal-RN.
Aridiano Belk, Coordenador do Fórum Cearense de CBHs e membro do Comitê do Baixo Jaguaribe, faz parte da chapa eleita com 88% dos votos válidos pelos representantes estaduais, reforçando o trabalho exitoso dos colegiados do Ceará no cenário nacional.
Veja abaixo a composição da coordenação do FNCBH
- Coordenador Geral: Maurício Scalon (Minas Gerais)
- Coordenadora Adjunta I: Maria Cristina (Tocantins)
- Coordenador Adjunto II: Aridiano Belk (Ceará)
“O Ceará, pela 2ª vez na história, compõe a coordenação da mesa diretora do Fórum Nacional, ganhando cada vez mais visibilidade no país. Foi uma grande vitória e satisfação para um Estado que já é referência em recursos hídricos. Nossa comitiva de 52 pessoas comemorou muito, com 166 votos favoráveis (88% dos votos válidos) pela chapa, mostrando a união e o trabalho de construção”, comemorou o novo coordenador adjunto.
Confira aqui o Plano de Ação da chapa.
Sobre o ENCOB
O tema desta edição do Encontro foi “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”, e reuniu cerca de 170 CBHs de 22 estados, com representantes do Poder Público (municipal, estadual e federal), dos Usuários de recursos hídricos, ONGs, Universidades, bem como de outros interessados no tema água de todo o país.
Dentre os tópicos discutidos durante os quatro dias, se destacaram a Política Nacional de Recursos Hídricos, Instrumentos de Gestão das Águas, Educomunicação e Gestão de conflitos.
Nesta sexta-feira (25), para fechar as atividades, os participantes realizaram visitas técnicas aos Trechos produtivos do Rio Ceará-Mirim, em Poço Branco, ao sistema de recirculação e reuso de água em fazenda de carcinicultura, na Fazenda Pituassu, e no Parque Estadual Mata da Pipa, no Tibau do Sul.
O próximo Encontro será em agosto de 2025, no Espírito Santo.