Fotos: Dewmison Samuel – Prefeitura de Jaguaruana

O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe realizou nesta quinta-feira (17) sua 34ª Reunião Extraordinária para definir os parâmetros de operação do Açude Santo Antônio de Russas previsto para o segundo semestre, época de baixos índices pluviométricos no estado do Ceará. O encontro ocorreu na cidade de Jaguaruana, na EEEP Francisca Rocha Silva.

Seguindo a metodologia da gestão participativa, técnicos da Cogerh apresentaram os dados e simulações de volume do reservatório. O colegiado aprovou como parâmetro mínimo a vazão de 6,0 L/s, para abastecimento humano do distrito de Bonhu, município de Russas, e como parâmetro máximo um pulso (liberação a jusante) de até dois milhões de metros cúbicos (m3), beneficiando pequenos produtores e comunidades dos municípios de Russas e Palhano, localizadas ao longo do rio Palhano, no trecho entre o açude Santo Antônio e a cidade de Palhano.

Na ocasião o vice-prefeito de Jaguaruana, Naldo Quirino, saudou os membros do comitê e da Cogerh (gerência das Bacias do Baixo e Médio Jaguaribe) e destacou que o município de Jaguaruana tem passado por sérias dificuldades hídricas nos últimos anos. Segundo Naldo,  a esperança é de que, com os bons aportes do açude Castanhão, seja possível retomar as atividades da carcinicultura no município, iniciativa que gera mais de 800 empregos diretos.

Renovação da Comissão Gestora

A plenária também realizou a homologação do processo de renovação da Comissão Gestora – CG do açude Santo Antônio de Russas, eleita no último dia 03 de agosto, durante o Seminário de Renovação da CG para o mandato 2023/2027, sendo que após a posse e capacitação, a nova comissão gestora fará a definição da vazão de operação 2023.2, dentro dos parâmetros aprovados pelo Comitê para o reservatório.

Foi formalizada ainda a Câmara Técnica do CSBH para atualização do Plano de Bacias do Baixo Jaguaribe, que está em andamento, sob a coordenação da Universidade Federal do Ceará – UFC, no âmbito programa Cientista Chefe, em parceria com a COGERH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *