O evento teve participação dos diversos segmentos da sociedade dos municípios de Russas e Palhano

A Comissão Gestora do Açude Santo Antônio de Russas e a diretoria do Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe discutiram a operação 2022.2 do reservatório na quinta-feira (27), no distrito de Bonhú, município de Russas.

O presidente do Comitê do Baixo Jaguaribe, Luiz Felipe, disse que o colegiado recebeu um ofício da prefeitura de Palhano solicitando uma reavaliação da Comissão Gestora quanto à possibilidade de liberação de água do Açude, através de um pulso, para atender a dessedentação animal e ao abastecimento humano das margens do Rio Palhano.

O Analista em Gestão dos Recursos Hídricos, Humberto Azevedo, da Gerência Regional de Limoeiro do Norte da Cogerh, apresentou dados técnicos da operação do reservatório neste 2º semestre. Atualmente, o Santo Antônio de Russas possui 20,87 milhões m³ (83,29% de sua capacidade).

No comparativo entre o volume simulado durante a reunião de alocação de setembro com o volume realizado da operação, o saldo foi positivo: o Açude está com 0,43 milhões de m³ a mais que o esperado, conforme os dados abaixo.

Operação 2022.2 – Açude Santo Antônio de Russas

Após debate, a Comissão resolveu não liberar água no Rio Palhano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *