O colegiado também discutiu a restauração da passagem molhada no município de Itaiçaba
O Comitê de Sub-bacia do Baixo Jaguaribe realizou nesta quinta-feira (6) sua 73ª Reunião, com participação de 40 instituições que compõem o colegiado. O encontro ocorreu no Centro Vocacional Tecnológico, no município de Itaiçaba.
A diretoria do Comitê definiu que, ao longo do quadriênio 2022-2026, ocorrerá uma série de apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos diversos atores sociais que compõem a plenária.
A 1ª rodada de apresentações começou com as seguintes instituições: Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (FAPIJA); Associação Comunitária José Estácio de Sousa; Prefeitura Municipal de Aracati e Prefeitura Municipal de Icapuí.
Setembro Amarelo
Em seguida, ocorreu palestra “A vida é a melhor escolha”, alusiva ao Setembro Amarelo, em que foi discutida sobre a importância do tema para a sociedade. O momento foi conduzido pela enfermeira Anny Carlene, da Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest) e por Zé Maria do Tomé.
Planejamento Estratégico
Outro destaque da reunião foi a constituição da Comissão para acompanhamento dos eixos temáticos de Capacitação e de Comunicação previstos no Planejamento Estratégico do colegiado. A Comissão definida foi a seguinte: Inês Prata (SRH); Paulo Lima (IFCE); Rameres Régis (FAFIDAM); Arinergia Oliveira (Tropical Nordeste); Audísio Girão (DNOCS); Luiz Felipe (FAPIJA); Aridiano Belk (DISTAR).
Passagem molhada de Itaiçaba
Por fim, o colegiado solicitou da Cogerh a restauração da passagem molhada no município de Itaiçaba, demanda levantada pela prefeitura. O presidente do CSBH Baixo Jaguaribe, Luiz Felipe, falou da importância da recuperação dessa infraestrutura, frente à perenização de água do Açude Castanhão.
Participaram da Cogerh/Limoeiro do Norte o Leandro Nogueira Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Almeida Chaves Coordenador de Operações, Cleilson Pinto Analista em Gestão dos Recursos Hídricos, Lauro Filho Tecnólogo em Gestão dos Recursos Hídricos e a Emília Régis Apoio Administrativo.