A elaboração do Plano de Recursos Hídricos (PRH) da Região Hidrográfica do Baixo Jaguaribe avançou para a 2º etapa nesta quinta-feira (21). O Workshop “Formulação de Cenários: Sementes do Futuro” ocorreu de forma virtual e contou com a presença de mais de 50 participantes.
A atividade aconteceu após a aprovação do Diagnóstico da Região, marcando uma nova etapa que tem como finalidade a construção de um Prognóstico. O início do evento foi ministrado pelo pesquisador da UFC/FUNCAP e membro do Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, Gamarra Kelson, que explicou a metodologia da oficina.
O pesquisador, que se baseia nos estudos do economista Michel Godet, que estuda diversas possibilidades de futuros através da construção de cenários, trouxe essas possibilidades para a oficina. Kelson afirma que o objetivo do workshop é permitir o levantamento de informações para entender as tendências e incertezas da região do Baixo Jaguaribe. “É importante compreender como pode ser o futuro da gestão dos recursos hídricos da região”, destaca Kelson.
Para tornar a oficina mais participativa e interativa, os membros do Comitê, convidados, equipe de pesquisadores da UFC/FUNCAP, do IFCE, consultores e corpo técnico da Cogerh, se dividiram em equipes para debater os dados anteriormente apresentados.
Os três eixos temáticos abordados foram demanda, oferta e meio ambiente. O primeiro grupo a se reunir foi oferta e demanda, em que foi debatido o abastecimento humano, indústria, irrigação, efeitos da seca, construção de reservatórios e implementação do Projeto Malha d’água.
O segundo grupo tratou sobre o meio ambiente, discutindo sobre a qualidade da água, estações de tratamento de esgoto próximo aos reservatórios, revitalização dos rios e mudanças climáticas.