O Comitê da Sub-bacia do Baixo Jaguaribe participou da 4ª reunião ordinária do ano do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, desta vez em Aracati, região nordeste do Estado, nesta terça (19) e quarta-feira (20).
O Comitê foi representado pelo presidente, Luiz Felipe Sousa, a Vice-presidente, Elídia de Matos, o coordenador geral do Fórum, Aridiano Belk.
O momento foi de troca de experiências entre representantes de diferentes Comitês de Bacia do Ceará, e de debates sobre a situação hídrica do estado, além de encaminhamentos de demandas dos Comitês.
O grupo discutiu a administração dos recursos hídricos no âmbito da política compartilhada de águas e promoveu trocas de experiências de gestão entre as diferentes bacias hidrográficas.
Na abertura, o Secretário executivo dos Recursos Hídricos do Ceará, Aderilo Alcântara, e o Diretor Presidente da Cogerh, Yuri Castro, compartilharam suas perspectivas sobre a gestão hídrica no estado.
Yuri apresentou o andamento de obras da Companhia e destacou cautela com o período a previsão de poucas chuvas previstas para 2024: “Estamos esperando pouca recarga no ano que vem. Muitos açudes estão com boa reserva, mas vamos nos preparar para tudo isso”, comentou.
Além disso, houve participação da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (FAEC), representado pelo presidente, Amilcar Silveira, que apresentou um projeto de eficiência no uso da água em perímetro irrigado.
Ainda na terça-feira, a gestora da SRH responsável pela administração dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês), Marcia Caldas, apresentou a atual situação da utilização dos recursos.
Os comitês ainda têm em caixa cerca de R$ 2 milhões para investimentos. No caso dos Comitês de Bacias do Ceará, parte deste recurso está destinado para uso de transporte e logística, compra de equipamentos e viabilização de capacitações, conforme aprovado pelos colegiados.
Também ocorreu uma apresentação do Superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA), Paulo Ferreira, sobre as atividades desempenhadas pela instituição.
Além disso, foi abordado um estudo sobre a qualidade da água nas comunidades interioranas do estado, por Max Holanda, da Célula de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.
Na pauta, representantes dos CBHs contribuíram com suas visões e experiências nas reuniões do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), no Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA) e no Conselho de Administração da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), em que o Fórum detém assentos.
Finalizando o encontro, representantes dos 12 colegiados apresentaram as principais atividades e ações de seus respectivos colegiados durante o ano de 2023. Reuniões ordinárias, participação em capacitações, mediação de conflitos e interface com escolas e universidades foram ações comuns citadas entre os membros.