Comitê do Baixo Jaguaribe aprova Plano de Recursos Hídricos e inicia processo para renovação da nova diretoria

O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe aprovou, nesta sexta-feira (12), o Plano de Recursos Hídricos (PRH) da região, durante sua 79ª Reunião Ordinária, em Limoeiro do Norte.

Iniciado em abril de 2023, o plano passou por diversas etapas em que foram discutidos com a sociedade e com o Comitê do Baixo Jaguaribe, em parceria com a UFC, no âmbito do Programa Cientista Chefe e a Cogerh.

Foram apontadas questões relacionadas à demanda e oferta hídrica, gerenciamento de recursos hídricos, aspectos ambientais e político-institucionais com horizonte temporal de 30 anos.

Nova Diretoria

Durante a reunião, foi iniciado o processo para renovação da diretoria do colegiado para o biênio 2024/2026, que deve ocorrer no mês de maio.

Portanto, foi constituída a Junta Eleitoral que conduzirá o processo de eleição, formada por: André Luiz Braga (Sociedade Civil); Amauri Moreira (usuários); Edson Celedônio (Poder público municipal) e Cláudio Cajazeiras (Poder público Estadual/Federal).

Operação do Eixão

Além disso, ocorreu a apresentação do Projeto de Duplicação da Capacidade Operacional do Eixão das Águas, conduzida pelo Coordenador Célula de Normatização e Custos da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará, Rômulo Saboya.

O Projeto refere-se à 2ª Etapa do Eixão, que consiste na instalação dos três grupos de motobombas restantes da estação de bombeamento, dos equipamentos hidromecânicos remanescentes dos canais (comportas de controle de vazão) e instalação da segunda linha de tubulação em aço carbono (trechos de sucção, adutora de recalque e sifões).

O Projeto, com recursos provenientes BNDES, está em fase de licitação, e ampliará a capacidade de transferência de água do açude Castanhão dos atuais 11 m³/s para 22 m³/s.

Foi realizada ainda uma apresentação das ações desenvolvidas pela empresa Agrícola Famosa LTDA, membro do colegiado no segmento usuários de água e uma das maiores exportadoras de frutas frestas (melão e melancia) do país.

Além das decisões tomadas, foram entregues placas de assiduidade para as instituições que compareceram a todas as reuniões do colegiado realizados em 2023, como forma de valorizar o empenho das instituições membro em participar ativamente da gestão participativa dos recursos hídricos do Baixo Jaguaribe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *