Comissão Gestora do Açude Santo Antônio de Russas é renovada para mandato 2023/2027

A Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias do Baixo e Médio Jaguaribe, e o Comitê do Baixo Jaguaribe, realizaram, nesta quinta-feira (3), o Seminário para renovação da Comissão Gestora do Açude Santo Antônio de Russas, único reservatório monitorado pela Companhia na região do Baixo Jaguaribe.

A reunião ocorreu no Distrito de Bonhu, município de Russas, e contou com a participação de 45 representantes de instituições da sociedade civil, poder público e usuários de água dos municípios de Russas e Palhano.

Na ocasião, a equipe técnica da Regional apresentou o diagnóstico institucional e caracterização socioeconômica e produtiva do sistema hídrico. Em seguida, ocorreu a eleição da nova comissão para o mandato 2023/2027.

O processo eleitoral foi coordenado por uma Comissão de membros do CSBH Baixo Jaguaribe, que definiu o cronograma e a metodologia de trabalho. Os candidatos foram divididos em três segmentos: Usuários de Água, Sociedade Civil, Poder Público. Cada sub-grupo escolheu seus representantes e retornaramm à plenária para a aprovação.

Confira abaixo a nova composição da Comissão Gestora eleita no seminário:

Poder Público: Prefeitura Municipal de Russas, Prefeitura Municipal de Palhano e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce;

Sociedade Civil: Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares de Russas, Associação Comunitária Francisco Acelis Franco (Distrito de Bonhu-Russas), Associação Esperança da Comunidade de Almas (Palhano), e Associação Comunitária Santo Antônio (Russas);

Usuários de Água: Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE UNBBJ (Russas), Tatiane Kelly Gabriel da Silva (Montante), Júlio Silva Oliveira (Montante), Auricélio de Queiroz Silva (Montante), Lucas Gonzaga da Silva (Montante), Associação dos Carcinicultores do Ceará – ACC (Jusante) e Associação dos Assentados de Tomé Afonso (Jusante).

O processo de renovação será homologado pelo CSBH Baixo Jaguaribe, na 34ª Reunião Extraordinária do colegiado, agendada para o dia 17 de agosto, no município de Jaguaruana.

Sobre Comissões Gestoras

O mandato das Comissões Gestoras tem vigência de quatro anos e uma de suas principais atribuições é apoiar os órgãos gestores de recursos hídricos no monitoramento das decisões tomadas no âmbito da Alocação Negociada de água.

Elas devem propor critérios de uso racional dos sistemas hídricos, respeitando os múltiplos usos, bem como na atualização do cadastro dos usuários do respectivo sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *