O Ceará registrou chuvas em mais de 100 municípios pelo 3º dia consecutivo, segundo dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
No intervalo entre as 7h de terça (2) e as 7h desta quarta-feira (3), informações preliminares indicam que as precipitações chegaram a todas as macrorregiões, em conformidade com a previsão do tempo anunciada no início da semana.
No período de 24 horas observado, os acumulados foram menos expressivos em relação aos dois primeiros dias da semana. Os maiores informados até agora são:
– Ipueiras (Posto América): 44,0 mm
– Campos Sales (Posto Açude Poço de Pedras): 38,1 mm
– Campos Sales (Posto Sede): 37,2 mm
– Massapê (Posto Tangente): 34,2 mm
– Abaiara (Posto Abaiara): 32,0 mm
Os dados são preliminares e deverão sofrer alterações ao longo do dia tanto na quantidade de municípios com chuva como no ranking das maiores, porém, sempre referentes ao período entre ontem e hoje. Para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario.
Cenário meteorológico
Os últimos registros de chuva no Ceará têm relação direta com a formação de áreas de instabilidade que se formaram sobre o oceano Atlântico, proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – principalmente no centro-norte/noroeste-, além de outros fatores físicos locais como temperatura e relevo.
Tais condições deverão se manter até a próxima sexta-feira (5), pelo menos. Conforme previsão do tempo realizada pela Funceme na manhã desta quarta, espera-se, para hoje, predomínio de céu variando entre claro e parcialmente nublado em todas as macrorregiões com precipitações mais abrangentes na Ibiapaba e isoladas no Litoral Norte. Nas demais, há possibilidade de registros mais restritos e com intensidade variando entre fraca e moderada.
Para quinta (4), a área de abrangência dos registros deverá aumentar, ficando toda a faixa litorânea, Ibiapaba e Maciço de Baturité sob condições de eventos de chuva. Já para o centro-sul, são esperadas precipitações isoladas.
Por fim, para a próxima sexta-feira, a tendência, neste momento, é de predomínio de nebulosidade variável com chuva isolada em todas as regiões.
Fonte: http://www.funceme.br/?p=8860