O 1° Workshop de Programas e Ações do Plano de Recursos Hídricos da Região do Baixo Jaguaribe foi realizado nesta quinta-feira (16), na Escola de Ensino Fundamental Zacarias Ferreira de Sousa do distrito de Lagoinha, em Quixeré.
O encontro é parte da programação dos Planos de Bacias Hidrográficas do Ceará, que buscam fundamentar e orientar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, compatibilizando os aspectos quantitativos e qualitativos do uso das águas, com horizonte de 30 anos.
Esse primeiro momento foi voltado à Região da Chapada do Apodi (Aquíferos Jandaíra/ Açu), sendo o próximo focado no Vale do Jaguaribe, ainda em novembro. Os técnicos da Gerência de Gestão Participativa, Mateus Perdigão e Edecarlos Rulim, conduziram a reunião. Os participantes realizaram uma análise (validação, exclusão, modificação e inclusão) dos programas e ações, baseada nos dados do Diagnóstico e do Prognóstico aprovados pelo Comitê do Baixo Jaguaribe.
A discussão foi realizada em três eixos temáticos: Ações para Meio ambiente, oferta/demanda, gerenciamento e política institucional.
O objetivo nesta 3ª e última fase é construir programas e ações que possam proporcionar a melhoria da segurança hídrica e a minimização da ocorrência de conflitos pelo uso dos recursos hídricos. A Cogerh, vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, firmou Termo de Cooperação Técnico Científico com a Universidade Federal do Ceará e conduz os trabalhos para atualização dos Planos das 12 regiões hidrográficas do Ceará por meio do Programa Cientista Chefe.