A reunião teve como um dos objetivos discutir os parâmetros do açude Santo Antônio de Russas

O CSBH Baixo Jaguaribe reuniu-se nesta quinta-feira (02) para sua 30ª Reunião Extraordinária para discutir a definição dos parâmetros da operação de 2021.2 do açude Santo Antônio de Russas, bem como a apresentação sobre a situação da operação 2021.2 e a fiscalização ao longo do trecho do rio Jaguaribe perenizado pelo açude Castanhão.

Na oportunidade, o Tecnólogo em Gestão de Recursos Hídricos, Lauro Filho, realizou a apresentação dos dados técnicos do açude Santo Antônio de Russas e sua atual situação hídrica. O mesmo mostrou que o açude se encontra com o volume 5,930 milhões m³, totalizando 24,71% de sua porcentagem total. Com relação a fiscalização no leito do rio Jaguaribe, o Sr. Lauro frisou que, “a Cogerh tem contribuído na atividade, mas a responsabilidade da fiscalização cabe a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará”. No entanto, a sociedade tem um papel importante na gestão dos recursos hídricos, podendo ela colaborar por exemplo através de denúncias. Hermilson Barros, Gerente Regional, disse que a operação do açude Castanhão está dentro do que foi definido no Seminário dos Vales, mas é sabedor que a vazão média hoje operada já apresenta dificuldades no atendimento aos usos múltiplos.

Após diversas discussões, foi deliberado os seguintes encaminhamentos: 1 – Foram definidos os parâmetros mínimo/máximo( 6 e 150L/s) que nortearam a Comissão Gestora do reservatório na reunião de alocação; 2 – Formalizar uma comissão para uma visita ao DNOCS visando a nomeação do administrador do açude Santo Antônio de Russas.

A reunião contou com 49 instituições presentes, mostrando que 99% das instituições que compõe o CSBH Baixo Jaguaribe estiveram presentes na reunião.

A reunião foi conduzida pelo Coordenador do Núcleo de Gestão Leandro Nogueira. A Cogerh/Limoeiro do Norte ainda esteve representada pelo Coordenador do Núcleo Técnico Almeida Chaves, pelos Analistas em Gestão dos Recursos Hídricos Cleilson Almeida e Aroldo Vidal, pelas Assistentes Administrativas do Núcleo de Gestão Ley Guimarães e Emília Regis e pela Estagiária de Comunicação Caroline Rocha.

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