CSBH do Baixo Jaguaribe também esteve presente na reunião conjunta, que ainda tratou dos Mercados de água

Os Comitês de Bacia Hidrográfica do Acaraú e Coreaú realizaram, na última terça-feira, 22, reunião extraordinária conjunta com o objetivo principal de discutir o Marco Regulatório do Saneamento e os mercados de água. O evento contou com a presença dos Presidentes dos Comitês de Bacia do Curu, Acaraú, Coreaú, Médio e Baixo Jaguaribe.

A mesa de abertura teve os presidentes dos comitês, acompanhados do professor Eliano Vieira, diretor do IFCE- Sobral, destacando a importância do evento em promover uma discussão política e social ampla, envolvendo todos os interessados. Em seguida o diretor do Sindiagua, João Viana, reforçou a luta pelo serviço de saneamento público e de qualidade, defendendo a reestatização como tendência mundial.

O Presidente do CBH Acaraú, José Maria Gomes Vasconcelos, colocou em sua fala o acesso ao saneamento como direito constitucional, vinculado diretamente a uma questão de saúde pública. No sentido da democratização da água, reforça que é necessário trabalhar o aspecto fraterno e solidário do cuidado com a água, visto que muitas comunidades ainda possuem dificuldades de acesso ao recurso. João ressalta o trabalho das cisternas como estratégico nesse período de escassez e coloca como desafio atual plantar 1 bilhão de árvores até 2059. A nível nacional, a meta corresponde a um programa de reflorestamento, para a produção de água.

Benedito Lourenço, presidente do CBH Coreaú, lembra das dificuldades ainda existentes do acesso ao saneamento. “Devido ao fato de ser algo que não é visto, algo que fica debaixo da terra, o saneamento não é prioridade política”, afirma. Para ele, é preciso rever conceitos de alocação e sustentabilidade para governo.

“Nós precisamos aprofundar esse debate e um dos encaminhamentos hoje é o de convocar a Assembleia Legislativa do Ceará para fazer uma discussão em Audiência Pública sobre essa temática”, diz Benedito. O encontro representou a 25 Reunião Extraordinária do Comitê de Bacia do Acaraú e 23 Reunião Extraordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Coreaú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *