Comitê inicia debate para atualizar Plano de Recursos Hídricos da Região e comemora aniversário de 24 anos do colegiado

O Comitê da Sub-bacia do Baixo Jaguaribe participou, nesta terça-feira (11), da Reunião de Partida para a atualização do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) de Limoeiro do Norte.

O documento será desenvolvido de forma participativa, aliando Comitê e instituições locais nas discussão de problemáticas locais e ações pertinentes apontadas pelos próprios membros.

O Plano terá validade de 30 anos, sendo guiado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, com investimentos da Cogerh.

A pesquisadora Sandra Aquino, da UFC, apresentou as diretrizes para construção do Plano, os elementos-chave e os conceitos pertinentes à sua execução.

Além disso, também destacou que o documento é assegurado pela Lei 9.433/97, que trata da Política Nacional de Recursos Hídricos, e uma série de princípios e medidas que devem nortear o trabalho realizado em instituições governamentais e não-governamentais.

Sandra explicou que o Plano é um dos instrumentos de gestão que define a agenda, incluindo informações sobre ações de gestão, projetos, programas e investimentos prioritários.

Na sequência, Ubirajara Patrício, da Coordenação de Acompanhamento dos Planos de Bacia da Cogerh, ressaltou que o documento deve conter referências e histórias da bacia, para representar melhor a sua realidade.

Capacitação sobre Alocação

Os membros do Comitê também participaram de uma capacitação sobre Alocação Negociada de Água, ministrada pelo professor do IFCE e Dr. em Ecologia e Recursos Naturais, Paulo Lima.

O momento contou com apresentações sobre o histórico das secas no Ceará, disponibilidade hídrica, intervenções estatais e infraestrutura hídrica, qualidade de água no semiárido.

Paulo também apontou fatores positivos e pontos a serem melhorados quanto à alocação, além de ações voltadas à educação ambiental e necessidade de criação de espaços protegidos na bacia.

Aniversário do Comitê

Ao final do encontro, houve os festejos alusivos aos 24 anos do Comitê do Baixo Jaguaribe, com os tradicionais parabéns e a exibição de vídeo com as falas dos ex-presidentes do colegiado que enfatizaram as ações e desafios vivenciados durante o período em que estiveram à frente da plenária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *