Colegiado também definiu os parâmetros hídricos para a operação de açudes isolados

O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe discutiu e propôs um cenário hídrico para a operação do açude Castanhão em 2020.2, uma vez que a sub-bacia é receptora de água de outras sub-bacias do Jaguaribe. O debate fortalece o caminho para a realização do Seminário de Alocação Negociada das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú. Em sua 64ª reunião ordinária, o comitê também deliberou ontem (22) sobre os parâmetros hídricos para a operação 2020.2 do açude isolado da região, Santo Antônio de Russas.

Para Aridiano Belk, presidente do Comitê, as discussões do colegiado ao longo dos anos têm cada vez mais avançado e em todos os sentidos, buscando fortalecer o empoderamento das entidades. O presidente destaca que “diante de um cenário de pandemia que a assola a sociedade, é importante buscar realizar alocações de água no sentido de priorizar o abastecimento humano, mas olhando também para a geração de renda e emprego”.

Na ocasião, Aridiano, que atualmente representa os CBH’s no Conerh – Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará e também atua como coordenador geral do Fórum Cearense de CBH’s, disse que o debate também é importante para a 95ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará – Conerh, marcada para hoje (23), tendo como um dos pontos de pauta a discussão dos parâmetros para a operação no sistema integrado Jaguaribe – Região Metropolitana de Fortaleza no segundo semestre de 2020.

Dentre as deliberações do encontro, foram atualizados os representantes do colegiado na Comissão de Acompanhamento dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, que serão responsáveis pela representatividade do colegiado frente a definição da alocação das águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú.

A reunião virtual teve 48 membros do Comitê presentes, representando 96% do seu colegiado. Além do presidente do CSBH Baixo Jaguaribe, participaram o secretário Pedro Miguel e a secretária-adjunta Noilda Rocha. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh/Limoeiro do Norte esteve representada, dentre outros, pelo Coordenador do Núcleo de Gestão, Leandro Nogueira e pelo Coordenador Técnico Almeida Chaves. A Cogerh/Fortaleza esteve representada por Mires Bouty, técnica da Gerência de Gestão dos Recursos Hídricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *