O comitê da sub-bacia Baixo Jaguaribe participou, nesta quarta-feira (17), de sua 1ª Capacitação do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, no município de Crato, com uma visita técnica ao Cinturão das Águas (CAC), com apoio da Cogerh e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Governo Federal.
Pela manhã, ocorreu a apresentação da Infraestrutura Hídrica do Estado do Ceará e do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), conduzida pelo ex-ministro da Integração e colaborador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Francisco Teixeira. O Comitê foi representado pelos membros da diretoria e do comitê o presidente Luiz Felipe, o secretário adjunto Marcelo Varandas e o membro do comitê Maurício Guimarães.
Pela tarde, os representantes do comitê Baixo Jaguaribe conheceram melhor a barragem Jati, situada no Eixo Norte do PISF, de onde chegarão as águas aduzidas até as nascentes do Rio Cariús, no município de Nova Olinda.
O Cinturão está com o seu Trecho 1 em fase de implantação, totalizando 145,3 km de caminhamento, entre segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões. A obra deve beneficiar 50 municípios da região do Salgado e mais de 6 milhões de habitantes serão beneficiados com o CAC.