O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe realizou, nesta quinta-feira (19), sua 81ª Reunião Ordinária, no Centro Vocacional Tecnológico do município de Quixeré.

Foi feita uma prestação de contas da operação dos açudes Castanhão e Santo Antônio de Russas pelo Tecnólogo em Gestão de Recursos Hídricos da regional da Cogerh das sub-bacias do Médio e do Baixo Jaguaribe, Lauro Filho.

Com relação ao açude Castanhão, foi destacado o sistema de alerta que está sendo criado diante do monitoramento das seções de controle ao longo da perenização do rio Jaguaribe.

Sobre o açude Santo Antônio de Russas, foi discutida a aprovação da Comissão Gestora neste ano para a liberação no 2º semestre, depois de muitos anos sem haver liberação de água do reservatório. Até o dia 15 de setembro, a operação apresentava saldo positivo de 1,1 milhão de m³ com o que foi simulado.

Outro destaque do encontro foi a apresentação de instituições do próprio colegiado, fazendo com que se possa conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido por cada entidade.

Na oportunidade, o presidente do colegiado, Aridiano Oliveira, frisou a importância dessa dinâmica aplicada dentro do comitê, pois amplia-se o conhecimento e abre-se parcerias com instituições em todas as áreas, principalmente de cunho social, econômico e ambiental.

Ao fim, foram encaminhadas as seguintes deliberações:

  • – Solicitar da SRH/COGERH a elaboração de estudo de viabilidade para transferência de água do rio Palhano para o açude Boi Morto por gravidade
  • – Articular reunião com a Comissão de Acompanhamento da operação dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú nos próximos 15 dias
  • – Pautar na próxima reunião do colegiado uma apresentação do PL nº 4546/2021, que ameaça o modelo de gestão participativa dos recursos hídricos
  • – Solicitar da SRH/COGERH em regime de urgência elaboração de estudos que subsidiem com informações técnicas para responder as demandas levantadas no relatório de futuras enchentes em 2025 apresentado pela Paróquia de Itaiçaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *