O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe realizou, nesta quinta-feira (19), sua 81ª Reunião Ordinária, no Centro Vocacional Tecnológico do município de Quixeré.
Foi feita uma prestação de contas da operação dos açudes Castanhão e Santo Antônio de Russas pelo Tecnólogo em Gestão de Recursos Hídricos da regional da Cogerh das sub-bacias do Médio e do Baixo Jaguaribe, Lauro Filho.
Com relação ao açude Castanhão, foi destacado o sistema de alerta que está sendo criado diante do monitoramento das seções de controle ao longo da perenização do rio Jaguaribe.
Sobre o açude Santo Antônio de Russas, foi discutida a aprovação da Comissão Gestora neste ano para a liberação no 2º semestre, depois de muitos anos sem haver liberação de água do reservatório. Até o dia 15 de setembro, a operação apresentava saldo positivo de 1,1 milhão de m³ com o que foi simulado.
Outro destaque do encontro foi a apresentação de instituições do próprio colegiado, fazendo com que se possa conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido por cada entidade.
Na oportunidade, o presidente do colegiado, Aridiano Oliveira, frisou a importância dessa dinâmica aplicada dentro do comitê, pois amplia-se o conhecimento e abre-se parcerias com instituições em todas as áreas, principalmente de cunho social, econômico e ambiental.
Ao fim, foram encaminhadas as seguintes deliberações:
- – Solicitar da SRH/COGERH a elaboração de estudo de viabilidade para transferência de água do rio Palhano para o açude Boi Morto por gravidade
- – Articular reunião com a Comissão de Acompanhamento da operação dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú nos próximos 15 dias
- – Pautar na próxima reunião do colegiado uma apresentação do PL nº 4546/2021, que ameaça o modelo de gestão participativa dos recursos hídricos
- – Solicitar da SRH/COGERH em regime de urgência elaboração de estudos que subsidiem com informações técnicas para responder as demandas levantadas no relatório de futuras enchentes em 2025 apresentado pela Paróquia de Itaiçaba