Na quinta-feira (14), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe realizou sua 78ª Reunião Ordinária, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, em Aracati.

Na ocasião, foi realizada uma palestra com o tema “PERSPECTIVAS DAS IMPLICAÇÕES DO EL NIÑO NA QUADRA CHUVOSA DO ESTADO DO CEARÁ EM 2024″, ministrado pelo meteorologista da FUNCEME, Bruno Dias. O fenômeno pode acarretar em precipitações abaixo da média para o próximo ano, preocupando todos os setores da sociedade.

Em preparação para esses impactos, o Governo do Ceará em um Plano de ações de contingência, construído em conjunto pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Cogerh, Funceme, Sohidra, Defesa Civil, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Sema), dentre outros órgãos.

Também foram pautas do encontro a apresentação sobre a situação da operação 2023.2 do Baixo Jaguaribe, campanhas de fiscalização ao longo do rio Jaguaribe no trecho perenizado pelo Açude Castanhão, a Aprovação das Ações de 2023 e o Planejamento das Atividades do ano de 2024.

Além disso, foram escolhidos os agraciados com as comendas Antônio Zaranza e Cláudio Neto 2023: Paulo Lima, professor do IFCE de Limoeiro do Norte, e Luzia Pereira da UNACR de Russas.

A Comenda Zaranza é uma homenagem feita anualmente e destinada às personalidades escolhidas pelos membros dos comitês como importantes na discussão sobre recursos hídricos. O nome da honraria é em homenagem póstuma a Antônio Zaranza, ex-servidor da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), servidor que teve grande participação nas deliberações sobre o tema.

Por fim, a plenária aprovou a ata da 36ª Reunião Extraordinária do colegiado.

Estiveram presentes na reunião a Diretoria do Médio Jaguaribe, composta por Luiz Felipe (Presidente), Elídia Matos (Vice-presidente). Representando a Cogerh de Limoeiro do Norte Hermilson Barros (Gerente Regional), o coordenador do Núcleo de Gestão Participativa Leandro Nogueira, Aroldo Vidal (Analista em Gestão de Recursos Hídricos), e a assistente administrativa Emília Regis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *