Colegiado também definiu as ações onde serão investidas os recursos financeiros do Procomitês
A instalação, nos últimos 4 anos, de poços da Superintendência de Obras Hidráulicas – Sohidra na sub-bacia do Baixo Jaguaribe foi tema de debate para o Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe em sua 65ª reunião Ordinária. Na ocasião, o comitê rediscutiu o plano de ações a serem executadas pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas – Procomitês da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA , com os recursos oriundos do biênio 2019/2020.
Realizada na quinta-feira, 22 de outubro, a reunião ainda teve uma apresentação do estudo quali-quantitativo do aluvião do rio Jaguaribe, no trecho entre o açude Castanhão e Itaiçaba, apresentado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh. Em virtude da pandemia do novo coronavírus que assola o estado do Ceará, as reuniões têm prosseguido de forma virtual.
Para Aridiano Belk, presidente do Comitê, as discussões do colegiado ao longo dos anos “têm cada vez mais avançado e em todos os sentidos, buscando fortalecer o empoderamento das entidades”. Segundo o presidente, o estudo do aluvião do rio Jaguaribe irá ajudar bastante nas discussões técnicas para construção dos próximos cenários hídricos para alocação dos açudes, principalmente os maiores do estado, à exemplo do Castanhão, responsável pela maioria dos abastecimentos dos municípios do Baixo Jaguaribe.
Após diversas discussões entre as instituições/membros do colegiado, definiu-se que o planejamento das ações do Procomitês da ANA 2019/2020 serão: 1) aquisição de nove tecnologias sociais (projeto bio água e bio digestor); 2) confecção de vídeo institucional do Baixo Jaguaribe; 3) confecção de vídeo alusivo à cartilha “A gotinha nossa de cada água” e; 4) confecção de cartilhas “A gotinha nossa de cada água”.
O Gerente Regional da Cogerh/Limoeiro do Norte, Hermilson Barros, apresentou a atual situação da operação 2020.2 dos açudes Castanhão e Santo Antônio de Russas. Hermilson também destacou o papel da fiscalização de usuários de água bruta ao longo do rio Jaguaribe, perenizado pelo açude Castanhão.
A reunião virtual teve 37 membros do Comitê presentes, representando 74% do seu colegiado. Além do presidente do CSBH Baixo Jaguaribe, participaram o secretário Pedro Miguel e a secretária-adjunta Noilda Rocha. A Sohidra esteve representada pelo técnico André Cunha.
A Cogerh em Limoeiro do Norte esteve ainda representada, dentre outros, pelo Coordenador do Núcleo de Gestão, Leandro Nogueira, e pelo Coordenador Técnico Almeida Chaves. A Cogerh de Fortaleza esteve representada por Mires Bouty, técnica da Gerência de Gestão dos Recursos Hídricos – Gerhi e pelo técnico da Gerência de Estudos e Projetos – Gepro, Guilherme Filgueira.