Instituições da Sociedade Civil e do Poder Público preencheram vagas livres no Comitê do Baixo Jaguaribe

Em mais uma reunião ordinária para debater a operação e planejamento dos açudes cearenses, membros colegiados que representam a sociedade e o poder púbico discutiram a situação, desta vez, da Bacia do Baixo Jaguaribe. O evento, ocorrido no último dia 13 de fevereiro, em Limoeiro do Norte, reuniu 45 instituições/membros do Comitê.

Na oportunidade, ocorreu o preenchimento de quatro (04) vagas no colegiado, nos segmentos sociedade civil organizada (Universidade Federal do Ceará – UFC Campus de Russas e Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Palhano) e segmento poder público estadual/federal (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME e Serviço Geológico do Brasil – CPRM).

O Comitê também aprovou a Resolução Nº 001/2020 que altera o número de instituições da Comissão Gestora do Aquífero Potiguar. A Comissão faz parte do CSBH Médio Jaguaribe, que em sua próxima reunião definirá também esta alteração. O trabalho foi fruto de um Grupo de Trabalho formado pelos CBH’s Baixo e Médio Jaguaribe, que já vinham discutindo a renovação da Comissão Gestora do Aquífero Potiguar.

Na ocasião, os membros do Comitê acompanharam a situação dos reservatórios da Bacia. O destaque foi para o açude Santo Antônio de Russas, que atualmente encontra-se com 16.040.058 milhões m³, representando 640,03% de sua capacidade e para o açude Castanhão, cujo volume registra 163.521.800 milhões m³, perfazendo um total de 2,44% de sua capacidade.

No próximo dia 18 de Fevereiro representantes dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú  vão se reunir com técnicos da Cogerh em Fortaleza para discutir os cenários hídricos da operação emergencial do primeiro semestre de 2020. O momento também é de prestação de contas da operação do segundo semestre de 2019 dos açudes Castanhão, Orós e Banabuiú.

Prognóstico Climático

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apresentou o prognóstico para a quadra chuvosa do ano de 2020. Na ocasião, o meteorologista David Ferran explicou os modelos climáticos previstos para o primeiro trimestre (JAN/FEV/MAR). Segundo a Funceme, há 45% de probabilidade de chuvas acima da média.

Renovação do Colegiado

O processo de renovação do colegiado, para a gestão de 2020 a 2024 também teve inicio. Uma Comissão Coordenadora de Renovação – CCR foi escolhida e que coordenará o processo eleitoral. Foram escolhidos: Sra. Luzia Pereira (sociedade civil organizada), Sr. Francisco Celedônio (poder público municipal), Sr. José Amauri (usuários) e Sr. Audísio Girão (poder público estadual/federal).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *