Colegiado se prepara para o processo de alocação negociada de água no Vale do Jaguaribe

Os Comitês de Bacias do estado estão ao poucos estabelecendo uma nova rotina de trabalho em época de pandemia. Após conduzir pesquisa para consultar a viabilidade das reuniões à distância, o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe realizou na última terça (16) seu primeiro encontro virtual com o colegiado desde a publicação do Decreto Estadual Nº 33.510, que determinou o isolamento social como forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

Com o intuito de discutir o retorno gradativo do planejamento estratégico para 2020, o encontro do colegiado teve um caráter experimental. A reunião serviu como um teste para nivelar as instituições/membros com relação a utilização das plataformas digitais. “Estas ferramentas serão de fundamental importância na contribuição do processo de gestão dos recursos hídricos do estado do Ceará”, afirma Aridiano Belk, presidente do colegiado.

Na oportunidade foi discutida também a Portaria Nº 566/SRH/CE2020, publicada no dia 13 de maio de 2020, que trata da participação e votação em reuniões virtuais ordinárias e extraordinárias do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará – CONERH e dos Comitês de Bacias Hidrográficas – CBH’s. Outro ponto abordado foi a Portaria Nº 670/SRH/CE, de 22 de maio de 2020, onde é tratado o adiamento do processo eleitoral de composição e prorrogação dos mandatos dos membros dos CBH’s do Ceará.

Leandro Nogueira, coordenador do núcleo de gestão da Cogerh Limoeiro do Norte, reforçou no encontro que a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos tem mantido seus trabalhos mesmo durante a pandemia. “As atividades essenciais da Companhia possibilitam que as operações e informações dos reservatórios monitorados sejam disponibilizadas à sociedade cearense”, destaca.

Estiveram presentes 39 instituições-membro na ocasião, representando um percentual de 78% do colegiado. Na pauta da próxima reunião, será discutida a definição dos parâmetros hídricos do açude Santo Antônio de Russas e haverá uma avaliação dos cenários hídricos da operação 2020.2 dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú. A 64ª Reunião Ordinária do CSBH Baixo Jaguaribe ocorre na próxima segunda, 22 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *