Reunião teve como foco principal a discussão da Situação dos abastecimentos da sede e principais distritos e comunidades dos municípios do Baixo Jaguaribe
Na última quinta-feira (10), ocorreu a 68ª Reunião Ordinária do Comitês da Sub-Bacia Hidrográfica – CSBH do Baixo Jaguaribe, realizada de forma virtual no período da tarde e contou com a participação de 92% das instituições que compõem o colegiado.
A Reunião contou com uma pauta diversificada, construída pela diretoria do colegiado, destacando-se a apresentação da Operação e Logística da Rede Integrada de monitoramento de Águas Subterrâneas do Nordeste – RIMAS, realizada pelo Sr. Idembergue Moura, Coordenador Regional RIMAS Residência de Fortaleza do Serviço Geológico do Brasil – CPR.
Na reunião ocorreu ainda a apresentação da situação dos abastecimentos das sedes municipais realizada pelos representantes das concessionárias: Tancredo Wilson, gerente da CAGECE – Companhia de Águas e Esgotos do Ceará – UNBBJ Russas; Sr. Marcelo Varandas, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos – SAEE de Icapuí e o Sr. Francisco Josiel técnico do SAAEE de Limoeiro do Norte, bem como dos distritos e principais comunidades dos municípios da bacia do Baixo Jaguaribe, realizada pelo Sr. Carlos Júnior, responsável técnico do SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia do Baixo e Médio Jaguaribe.
Ocorreu ainda a apresentação da situação Hídrica dos reservatórios da Sub-bacia do Baixo Jaguaribe e do Sistema Jaguaribe/RMF, realizado pelo Sr. Hermilson Barros, gerente regional da COGERH em Limoeiro do Norte, que destacou que o açude Castanhão atualmente encontra-se com 863,16 milhões de m3, que representa 12,88% de sua capacidade, bem como as ações realizadas no monitoramento dos consumos ao longo do trecho perenizado do rio Jaguaribe pelo açude Castanhão.
O Presidente do colegiado, Aridiano Belk, destacou a importância de conhecermos a situação hídrica da bacia, considerando que estamos na iminência da alocação negociada das águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú.
Ao final da reunião o comitê aprovou como encaminhamento: reenviar solicitação ao DNOCS/Sohidra para agilizar instalação de poços perfurados na bacia do Baixo e Médio Jaguaribe.
Da Cogerh de Limoeiro do Norte, também participaram o Coordenador do núcleo de operações Almeida Chaves, Coordenador do Núcleo de Gestão Leandro Nogueira, os Analistas em Gestão de Recursos Hídricos (AGRH) Aroldo Vidal e Cleilson Almeida, as Assistentes Administrativas Ley Guimarães e Emília Regis e a estagiária de comunicação Caroline Rocha.
@csbhbaixo
CSBH Baixo Jaguaribe
CSBH Baixo Jaguaribe