O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe realizou nesta segunda-feira (12) sua 74ª Reunião Ordinária, no auditório da EEEP Professora Elsa Maria Porto Costa Lima, em Aracati.
Durante o encontro, o colegiado aprovou seu Planejamento de atividades para o ano de 2023 e ainda. Além disso, as instituições membro Fundação Brasil Cidadão (FBC), Prefeitura de Quixeré e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) apresentaram as ações que foram desenvolvidas por suas entidades no decorrer de 2022.
Na ocasião, foi realizada a escolha do homenageado com a Comenda Zaranza do Fórum Cearense de Comitês de 2022, sendo Audísio Girão Barreto, representante do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Secas, o escolhido pela plenária.
O Comitê também deliberou pela criação de uma comenda própria, denominada “Cláudio Pereira de Oliveira Neto“, que homenageará pessoas com relevante serviços para a gestão hídrica e ambiental da Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe.
No fim, Gerente regional da Cogerh de Limoeiro do Norte, Hermilson Barros, apresentou o resultado parcial da Operação dos Açudes Santo Antônio de Russas e Castanhão, bem como as ações de fiscalização realizadas no trecho perenizado do Rio Jaguaribe nesse semestre.
O encontro contou com a presença de 35 instituições e a diretoria do comitê esteve presente com o presidente Luiz Felipe, a vice-presidente Elídia Matos, o Secretário Antônio Kaminski e o Secretário Adjunto José Marcelo. Pela COGERH, estiveram presentes além do Gerente Regional citado anteriormente, o coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Leandro Nogueira; o Analista em Gestão de Recursos Hídricos, Cleilson Almeida; e a Assistente Administrativa do Núcleo de Gestão Participativa, Ley Guimarães. O encontro foi o último do ano, com agenda já idealizada para o ano seguinte.