A Cogerh, junto ao Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, da Funcap, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou nesta quinta-feira (15) uma Audiência Pública para iniciar o diálogo com sociedade civil, usuários de água e com entes públicos sobre a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Baixo Jaguaribe.
De forma online, a pesquisadora Sandra Aquino, da UFC, explicou aos participantes sobre o conceito do Plano de Recursos Hídricos e tratou da sua estrutura, destacando que o documento é dividido em Diagnóstico, Prognóstico e Plano de Ações.
O trabalho busca abordar características físicas, socioeconômicas e ambientais da bacia hidrográfica, com um prognóstico e uma programação das ações a serem realizadas na bacia em um prazo de 30 anos.
Na sequência, foi apresentado o documento “Iniciando o diálogo na Região Hidrográfica do Baixo Jaguaribe”. O documento funciona como uma espécie de “pré-diagnóstico” resultante de uma compilação de informações e estudos já existentes que caracterizam os aspectos físicos, geográficos, sociais e econômicos da região.
A plenária foi então dividida em dois grupos de trabalhos para discutir “Oferta e Demanda Hídrica” e “Meio Ambiente”, aprofundando as problemáticas da região que servirão de base para a elaboração do documentos das próximas etapas.
A próxima etapa é a aprovação do Diagnóstico do PRH, em julho.