Aridiano Belk, membro do CSBH do Baixo Jaguaribe, foi reeleito como Coordenador Geral do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas nesta terça-feira (24), em Fortaleza.
Também participaram da reunião pelo Comitê o presidente, Luiz Felipe Sousa, e a vice, Elídia Matos, que fez parte da Comissão Eleitoral.
Na pauta, foi realizada a eleição e posse da nova Coordenadoria do Fórum, indicações para compor a Secretaria Nordeste do Colegiado Coordenador, representante suplente junto ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA), e também para representantes titular e suplente junto ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH).
Composição atualizada
Apenas uma chapa se candidatou para a eleição da Coordenação do Fórum Cearense, com mandato de 2023 até 2025. Sua estrutura proposta à plenária foi a seguinte:
- Coordenador Geral: Aridiano Belk de Oliveira (Membro do CSBH Baixo Jaguaribe; Instituição: Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas)
- Coordenadora Adjunta: Keila Aragão Fernandes (Presidenta do CBH do Coreaú; Instituição: Associação Lagoa dos Bitonhos)
- Secretário Geral: Francisco Teobaldo Gonçalves Marques (Presidente do CBH Sertões de Crateús; Instituição: Associação dos usuários de Água do Açude Carnaubal).
- Secretário Adjunto: Raimundo Wellington Lino dos Santos (Membro do CBH Litoral; Instituição: 6ª Cres de Itapipoca – Secretaria de Saúde do Estado)
Dentre as principais propostas da chapa estão: ampliação dos espaços de participação do Fórum, em colegiados e grupos de trabalho; alinhamento com os CBHs das pautas discutidas no Fórum Nacional; estratégias para ampliar a discussão do protagonismo feminino na gestão de recursos hídricos no estado do Ceará, etc.
A votação por contraste foi aberta e, sem nenhum voto contrário, a chapa foi eleita e empossada.
Colegiado coordenador do Fórum Nacional
Em seguida, foi definido o representante do Fórum Cearense para a Secretaria do Nordeste no colegiado coordenador do Fórum Nacional de CBHs, que irá organizar vários encontros pelo Brasil para discutir a gestão participativa dos recursos hídricos.
Por unanimidade, a titularidade ficou com o Secretário do Comitê da Sub-bacia do Médio Jaguaribe, Lourivan Miranda, substituindo Flaviana Guimarães, presidente do colegiado.
Conselho Estadual de Recursos Hídricos
Além disso, a plenária escolheu suas novas representações para a cadeira no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH). Sem objeções, Rosângela Teixeira, presidente do CSBH do Alto Jaguaribe, foi votada como a Titular, e João Marcelo Alves, presidente do CBH do Acaraú, será seu suplente.
Conselho Estadual de Meio Ambiente
Também foi designada uma suplente para a vaga do Fórum no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), conquista recente do colegiado. A vice-presidente do Comitê do Curu, Conceição Gomes, aceitou a missão e agradeceu ao colegiado pela oportunidade. Carlos Mariano, presidente do Comitê das Bacias da RMF, permanece como o Titular para a cadeira.
Ao final das definições, todos os 12 Comitês tiveram espaço para apresentar suas agendas de atividades para os próximos meses e compartilharam seus votos para um ano de fortalecimento da gestão de recursos hídricos do Ceará.