A noite desta terça-feira (16) marcou um momento solene para a gestão dos recursos hídricos no Ceará. O Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas realizou, com apoio da Cogerh, em Fortaleza, a cerimônia de entrega da Comenda Antônio Zaranza, a mais alta honraria concedida pelo colegiado a quem dedica sua trajetória à preservação e a correta gestão dos recursos hídricos do Estado.

Nesta edição, foram homenageados 24 agraciados, relativos aos anos de 2024 e 2025. Pelo Comitê do Baixo Jaguaribe, receberam a Comenda Anjerliana Souza (representada pelo presidente do colegiado, Aridiano Oliveira) e Hermilson Barros.

O secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, proferiu um discurso exaltando a importância da gestão participativa, do fortalecimento dos comitês de bacias e da integração institucional para a segurança hídrica do Estado.

Homenagem institucional

A Coordenação do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas também concedeu uma homenagem institucional em reconhecimento aos relevantes serviços prestados aos Comitês de Bacias do Estado do Ceará. Foram homenageados Yuri Castro, Presidente da Cogerh; Tércio Tavares; Diretor de Operações da Cogerh; Fernando Santana, Secretário dos Recursos Hídricos; Marco Bica, superintendente da Sohidra; Márcia Caldas, da Secretaria dos Recursos Hídricos; e Aridiano Belk de Oliveira.

Reconhecimento e Legado

A Comenda leva o nome de Antônio Zaranza, uma referência técnica histórica na gestão dos recursos hídricos do Ceará, conhecido por seu compromisso com a ciência e o serviço público.

 Zaranza era um dos técnicos mais notados no setor de meteorologia e recursos hídricos do Estado do Ceará. Iniciou a carreira pública em 1974 na Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e posteriormente integrou os quadros da Cogerh, gerenciando as bacias do interior do estado, cargo que exerceu até os últimos dias de vida.

Os 24 homenageados foram indicados e votados pelos integrantes dos Comitês de cada uma das bacias hidrográficas do estado. O grupo de agraciados reflete a diversidade do sistema, incluindo representantes da sociedade civil, usuários de água e poder público.

Confira os homenageados relativos a 2024

Francisco Almir Frutuoso Severo – Banabuiú

Cledeilson Pereira dos Santos – Curu

Teobaldo Marques – Sertões de Crateús

Marx Carrieri Monteiro – Médio Jaguaribe

Anjerliana Souza – Baixo Jaguaribe ( Recebido por Aridiano Belk)

Elviro da Silva – Serra da Ibiapaba

Nayara de Souza Ribeiro – Salgado

Adriana Kamylle Pereira Guarani – Coreaú

Associação Indigena Tabajara Serra das Matas – Acaraú (Recebido por Chaves Neto)

Francisco Pinto Alves – Litoral

José Martins Nogueira – Alto Jaguaribe

João Batista da Ponte Sousa (in memorian) – Região Metropolitana de Fortaleza

Confira os homenageados relativos a 2025

Maria Regina do Vale Almeida – Banabuiú

Maria da Conceição Gomes – Curu

Daniela da Silva Cavalcante – Sertões de Crateús

José Martins Gonçalves Neto – Médio Jaguaribe

Hermilson Barros de Freitas – Baixo Jaguaribe

Francisco Carlos Dias – Ibiapaba

Francisco Evanildo Simão da Silva – Salgado

Keila Aragão Fernandes – Coreaú

Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú – Recebido por Chaves Neto

Raimundo Ribeiro Sales – Litoral

Francisca Rodrigues de Oliveira – Alto Jaguaribe

Patrícia Trajano de Castro Silva – Região Metropolitana de Fortaleza

Visita Técnica

Nesta quarta-feira (17) os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica da Solar, 2ª maior fabricante do sistema Coca-Cola, atuando em 70% do território brasileiro, que trabalha com um modelo sustentável de reuso de água.

A empresa, membro do Comitê das Bacias Metropolitanas, capta o recurso de diferentes fontes, como rios, poços profundos e abastecimento público. Essa água passa por um rigoroso tratamento antes de ser utilizada nas operações, sendo fundamental não apenas para a produção de bebidas, mas também para processos industriais como lavagem de vasilhames, refrigeração e limpeza.

Os efluentes gerados passam por tratamento que garante sua qualidade e segurança prevenir a eutrofização, proteger a biodiversidade aquática e garantir que a água devolvida ao meio ambiente esteja dentro dos padrões adequados para manter o equilíbrio ecológico, segundo o Relatório de Gestão e Sustentabilidade 2024 da Solar.

Atividades dos Comitês

Além disso, os representantes dos 12 colegiados tiveram a oportunidade de compartilhar as principais atividades e ações realizadas por seus respectivos grupos neste ano. O encontro representou a 4ª Reunião do ano do Fórum Cearense de Comitês de Bacias.

Na ocasião, também foi realizada a atualização sobre a participação dos representantes da Cogerh indicados pelos Comitês de Bacias em instâncias colegiadas estratégicas, como o Conselho de Administração da Cogerh, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) e o Comitê de Segurança Hídrica, reforçando a integração institucional e a representatividade da gestão participativa.

Já o tema dos incêndios florestais foi apresentado por Rosângela Teixeira, integrante do Programa Previna, destacando ações de prevenção, monitoramento e enfrentamento aos incêndios no contexto da gestão ambiental e da segurança hídrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *