O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe realizou sua 86ª Reunião Ordinária na quinta-feira (11), no Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares em Russas, reunindo membros do colegiado e representantes da Companhia de gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh).
O objetivo foi definir as diretrizes estratégicas do próximo ano, iniciar a transição do colegiado para o quadriênio 2026-2030 e reativar as comissões e câmara técnica do colegiado para acompanhamento das ações da Bacia.
Durante a sessão, foi formada a Comissão de Acompanhamento para o processo de renovação da plenária, composta pelos membros: Celedonio, Edmilson, André e Ademarzinho. O Comitê é constituído por 50 membros, sendo segmentados em: sociedade civil (15), usuários (15), poder público municipal (10) e poder público estadual (10).
Um dos momentos de destaque foi a entrega da Comenda Cláudio Neto para Marcelo Varandas, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) – Icapuí, do segmento Usuários, por sua contribuição à gestão hídrica.

Além disso, Isaac Soares, do núcleo de operação da regional da Cogerh, apresentou a situação do açude Santo Antônio de Russas, que está atualmente um volume de 10,1 milhões de m³, equivalente a 40,31%.
A reunião também detalhou o andamento da operação 2025.2 do Açude Castanhão e contou com o retorno dos encaminhamentos da sessão anterior e relatos sobre a participação de representantes na COP-30/2025, reforçando o papel do Baixo Jaguaribe nos debates climáticos globais.