Documento passará por aprovação do Comitê do Baixo Jaguaribe no fim de setembro

Na quinta-feira (14), membros da Comissão Gestora do Sistema Hídrico do Açude Santo Antônio de Russas reuniram-se, no Distrito de Bonhu, para a 3ª oficina de elaboração do Plano de Gestão Proativa de Secas do hidrossistema.

O objetivo do encontro foi validar o Plano de Ação, apresentar e discutir junto à Comissão Gestora os cenários propostos e aprovar o documento a fim de traçar um plano efetivo para os problemas identificados.

O momento foi conduzido pelos professores Alberto Teixeira e Paulo Lima, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Limoeiro do Norte, com apoio da equipe técnica da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e do Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos.

O professor Alberto Teixeira apresentou o quadro de Plano de Ação, que foi dividido nos seguintes eixos temáticos: impactos sociais, impactos econômicos, impactos ambientais e fornecimento ou acesso à água. O plano destacou as possibilidades e medidas possíveis para os diferentes cenários de cada estado de seca: normal, alerta, seca e seca severa.

O grupo também especificou os tipos de impactos, problemas, ações, descrição da ação, responsáveis pela ação e sua classe de ação.

Em seguida, o professor Paulo Lima apresentou o Plano de Gestão Proativa de Secas, detalhando o Diagnóstico Hídrico e Estados de Seca para o Açude Santo Antônio de Russas.

Aprovação do Plano de Ação

O professor Alberto Teixeira detalhou o atendimento por estado de seca, em que, através de uma simulação, obteve-se o seguinte resultado: em nível normal, seriam liberados 112 l/s, resultando em 100% de atendimento; em nível de alerta, seriam liberados 90 l/s, resultando em 44% de atendimento; em nível de seca, seriam liberados 56 l/s, resultando em 38% de atendimento; e em nível de seca severa, seriam liberados 11 l/s, resultando em 21% de atendimento.

Por fim, a Comissão Gestora aprovou por unanimidade o plano que será apresentado na 85º Reunião Ordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe, no dia 18 de setembro de 2025, na cidade de Palhano.

Sobre o Plano

O Plano de Seca na região hidrográfica do Baixo Jaguaribe é coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Projeto Cientista Chefe, em parceria com a Cogerh e o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará – IFCE Campos Limoeiro do Norte.

O projeto está institucionalmente vinculado à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), por meio do projeto Desenvolvimento de Ferramentas Tecnológicas de Gestão para o Planejamento dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará: Segurança Hídrica e Planejamento de Secas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *