O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe realizou, na quinta-feira (8), sua 39ª Reunião Extraordinária, no Centro Vocacional Tecnológico, no município de Itaiçaba. O encontro contou com a participação de 72% dos membros da plenária e teve como foco principal a discussão da operação 2025.1 do açude Castanhão.
Durante as discussões, o presidente do CSBH Baixo Jaguaribe, Aridiano Oliveira, destacou que a reunião foi convocada exclusivamente para discutir a operação do açude Castanhão, considerando que houve recentemente um desabastecimento no leito do rio Jaguaribe, na comunidade de Ilhota no município de Russas.
O presidente enfatizou que não se pode construir um barramento como o que foi realizado em Russas, que precisa atender a um grande número de usuários à jusante até o município de Itaiçaba.

O gerente regional da Cogerh das sub-bacias do Médio e Baixo Jaguaribe, Hermilson Barros, falou ainda que outro grande problema foi a intercorrência ocorrida na Central Geradora Hidrelétrica instalada no açude Castanhão, pois nos últimos dias têm ocorrido alterações de forma abrupta, causando um descompasso com a operação realizada pela Cogerh.
O presidente Aridiano disse que buscará o mais rápido possível conversar com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, já que o reservatório é federal, para que se busque um melhor entendimento na operação da CGH e não prejudique a perenização ao longo de aproximadamente 150 km do rio Jaguaribe.
Ao final do encontro ocorreram dois encaminhamentos: realizar um estudo sobre uma possível perenização do riacho Araibu; realizar um bombeamento emergencial reverso (Eixão das Águas via Canal do Trabalhador) para melhorar a qualidade de água para cerca de 25 mil pessoas.
A Cogerh esteve representada também pelo Coordenador do Núcleo de Gestão, Leandro Nogueira, Tecnólogo em Gestão dos Recursos Hídricos, Lauro Filho e pelo apoio do Núcleo de Gestão, Emília Régis. O evento ainda contou com a presença do prefeito municipal de Itaiçaba, Antoniel Holanda, vereadores e secretários municipais.